quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Poesia


LEVANTE

Desde que chegámos que faz Levante
                                                                     o abominado vento
do deserto  que aquece as águas ah sim ! as pessoas gostam
mas pagam o preço:
                                    ondas altas a arremeter raivosas
e este calor de forno este céu pesado.
                                                                 Desde menina que recebo
 o Levante com rancor.
                                    Logo pela manhã percebia pelo som do mar
que Ele o Monstro tinha chegado.
                                                     Mesmo assim ia - e vou - à praia
medir forças com as altas ondas:
                                                  cavalgo-as agarrada às suas crinas
de espuma
                     e deixo que me arrastem até à praia.
                                                                                      Às  vezes desisto
de lhes fazer frente:
                            agacho-me e deixo que a onda me passe por cima
para não me derrubar.
                                        Quem pudesse fazer o mesmo na vida
perante as calamidades impossíveis de enfrentar!

Teresa Rita Lopes, O sul dos meus sonhos


Olhando e sentindo em Monte Gordo o Levante            

Sem comentários:

Enviar um comentário